terça-feira, 28 de novembro de 2017

Lançamento MEMÓRIAS São José das Três Ilhas

O projeto MEMÓRIAS JF, após duas edições, cresceu e se desmembrou. Com muito orgulho, o Ateliê fez parte das duas edições que buscaram resgatar e valorizar a memória da cidade. Agora, seguimos fazendo parte desse novo momento, quando a iniciativa chega a São José das Três Ilhas (MG).

O MEMÓRIAS São José das Três Ilhas nasceu sob iniciativa de uma das participantes do MEMÓRIAS JF, que tem laços com o local, propriedade e vários descendentes. A ideia não poderia ser mais desafiadora e, assim, surgiu o primeiro desdobramento do MEMÓRIAS. 




São José das Três Ilhas é um pequeno distrito de Belmiro Braga, localizado entre o próprio município de Belmiro Braga e Rio das Flores, quase na fronteira entre RJ e MG, Trata-se de uma vila de belo conjunto arquitetônico, formado por uma espetacular igreja de pedra e dezenas de casarões coloniais bem conservados do século 19. São cerca de trinta edificações antigas tombadas que, junto ao clima bucólico e sereno do local, constituem mais um tesouro brasileiro.

O MEMÓRIAS São José tem por objetivo fomentar o desenvolvimento do potencial criativo da localidade por meio de exposições temáticas que abordem pilares como arte, artesanato, design, fotografia e souvenirs. A proposta é envolver, portanto, produtores locais criativos junto a demais atuantes da economia criativa que apresentarem intuitos similares. Resgatando valores afetivos, o projeto contribuirá diretamente para o turismo e economia locais, valorizando a história, envolvendo a população, a produção e o modo de viver dos moradores.

Os participantes dessa edição do MEMÓRIAS tem como foco elevar o status local a partir da imagem de São José. O projeto, encabeçado por Josiany do Amaral, com participação de Helgan Noly, conta com apoio da AMA – Associação de Moradores– e da Florat, (Associação de Artesãos de Manuel Duarte e Porto das Flores).

Confira o time do MEMÓRIAS São José:

Josy Amaral - artesã e pedagoga - souvenirs - canecas e camisas
Helgan Noly - artista plástico - mosaico e bijouterias
Rogerio Batista - artista plástico - designer - janelas
Cristina Martins – artista e artesã – arte sacra e souvenirs – imagens e gifts
Silvania Duarte - fotógrafa - fotografias
Milena Valéria - artesã - descansos de copos e blocos
Ricardo Crosfaro - artista plástico - quadros em ferro

O lançamento acontece dia 8/12, às 16h, na Florart em Manuel Duarte, onde as peças podem ser adquiridas. Será possível comprar itens do MEMÓRIAS também pelo Facebook ou Instagram. 



E curta a página do projeto: https://www.facebook.com/memoriassaojose/

Em breve, mostraremos a coleção completa do Ateliê para o projeto aqui ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails