domingo, 13 de novembro de 2016

Projeto MEMÓRIAS JF

Com muita alegria, o Ateliê está fazendo parte de um projeto importantíssimo para a história de Juiz de Fora e para a identidade da cidade: o MEMÓRIAS JF.

Quem nos acompanha pelas redes sociais, já sabe que semana que vem lançaremos oficialmente a iniciativa para o mercado local - e todos estão convidados! Mas, afinal, o que é o MEMÓRIAS JF?




Trata-se de uma iniciativa linda da Traços de Minas, um espaço de arte, decoração e cultura charmosíssimo na cidade, coordenado pela querida Josy Amaral. Tivemos o prazer de conhecer a Josy e compartilhar muitos conhecimentos e propostas a respeito do cenário artístico de Juiz de Fora. Assim, foi com muito orgulho que aceitamos o convite para participar do MEMÓRIAS JF, projeto que busca a valorização da história da cidade a partir do olhar criativo. Em outras palavras: a arte traduzindo a trajetória local. Não poderia ser mais interessante e desafiador, né?



Com uma equipe de artesãos e artistas plásticos da cidade, o time estava formado e, dali, sairia a 1a Coleção do MEMÓRIAS JF. Foram meses de trabalho, encontros e pesquisas até que tudo saísse do papel com um olhar cuidadoso sobre a cultura, a arte e a arquitetura locais. Juiz de Fora, suas riquezas e diversidade ganham destaque em peças colecionáveis, exclusivas e trabalhadas de forma minuciosa por cada um dos artistas, com base em seus temas individuais.



Mas, o lançamento da 1a coleção é só o início! O MEMÓRIAS JF busca trazer para a cidade uma proposta permanente, que aborde, a cada série, novos temas, novas perspectivas e épocas diferentes da longa e densa história da cidade. Além de levantar um ponto sobre a valorização da cultura local, o MEMÓRIAS JF também ilumina artistas locais que buscam transformar o panorama artístico e artesanal na cidade - e acreditamos que esse incentivo é fundamental para o desenvolvimento de Juiz de Fora em aspectos econômicos e sociais também. A diversidade e a qualidade do produto artesanal ganham destaque!


A COLEÇÃO DO CRISTINA MARTINS ATELIÊ

Como a nossa especialidade é a arte sacra e suas muitas vertentes, dirigimos nosso olhar para o padroeiro da cidade: Santo Antônio. Parece óbvio, mas a pesquisa revelou uma história bastante profunda sobre a escolha por Santo Antônio como símbolo local e nos surpreendemos com a quantidade de informações que apresentam conexão direta com a realidade atual da cidade. Foi um processo rico e muito prazeroso de pesquisa, bem como de investigação sobre a própria iconografia de Santo Antônio - sobre o assunto, sugerimos dois posts do nosso Coletivo de Arte: I e II.

O resultado completo vocês poderão ver dia 19, mas é claro que vamos mostrar um teaser pra quem nos acompanha, né? Nossa coleção conta com 5 pequenas imagens de Santo Antônio, confeccionadas com 5 diferentes técnicas sobre o gesso. Cada imagem acompanha um pequeno pergaminho, explicando, de forma resumida, um pouco da nossa pesquisa. Nas imagens, revelamos um desses modelos, com exclusividade, e o nosso pequeno pergaminho de brinde.

 




E no sábado que vem, vocês poderão ver as 5 peças finalizadas e as coleções lindas dos outros artistas participantes do projeto ;)

Então, anotem na agenda: dia 19/11, esperamos vocês no Lançamento da 1a Coleção MEMÓRIAS JF, no espaço Traços de Minas (Av. Rui Barbosa, 873, Juiz de Fora, MG).


Um comentário:

  1. A Traços de Minas que se orgulha de você fazer parte desse projeto, Maria Cristina! Será o primeironpasso de uma longa caminhada de sucesso!
    Parabéns pelo belo trabalho.
    Josy Amaral

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails