domingo, 3 de abril de 2016

Como incluir arte sacra na decoração?

A arte sacra e seu universo são um dos pilares do trabalho do Ateliê, vocês sabem. E, por isso, sempre lidamos com dúvidas e ideias sobre como incluir nossas peças na decoração da casa de forma harmoniosa. Então, aqui vão algumas dicas!



A verdade é que foi-se o tempo em que peças sacras eram apenas associadas a religião ou crença específica. Alguns arquitetos, hoje, fazem questão de usar esses elementos em seus projetos. Há quem colecione apenas por admirar a estética de um época ou estilo artístico ou por interesse cultural mesmo, sem nenhuma conexão com a religião que pratica no dia a dia. Isso, claro, não exclui o fato de muitas pessoas terem imagens em suas casas por devoção religiosa - seja ela qual for - e a verdade é que a gente adora essa diversidade (e a praticamos, inclusive!). Vamos às sugestões?



* Hoje, é possível tanto criar um cantinho específico para uma peça de arte sacra, uma espécie de mini santuário, como incorporá-la aos ambientes da casa, mesclando com uma decoração retrô ou mais contemporânea. Estatuetas ou quadros podem ser combinados com outros itens do espaço, não necessariamente religiosos.



* Se a peça não puder ser fixada na parede, vale pensar em aparadores, prateleiras, nichos e mesinhas que combinem com a decoração. Mescle com objetos que já existem, como porta-retratos e livros.



* Uma dica infalível é apostar em uma única cor e criar, assim, um espaço monocromático bonito e, ao mesmo tempo, elegante.



* É possível mesclar crenças diferentes também, usando nichos e misturando os estilos tradicional e moderno.



* Se a imagem for colorida, aposte em combinações metalizadas e neutras, como dourado, branco e preto, para construir o ambiente.



* Para os mais apaixonados por arte, pense em combinações de arte sacra com outros estilos de arte. Uma vai na mesa, outra na parede, ou vice-versa. O importante é harmonizar as cores.



* E uma dica importantíssima: procure posicionar essas peças em locais com menos circulação de pessoas. Normalmente, são itens frágeis e, assim, você evita acidentes com a sua obra de arte :)



Já conhece a coleção de arte sacra do Ateliê? Clica aqui!
E boa decoração!

Imagens: Google
Fonte: Decoração e Projetos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails