quinta-feira, 4 de julho de 2013

Entrevista: o estilo shabby chic - com Rachel Ashwell

Você já ouviu falar no estilo shabby chic? Muito tem se falado sobre ele atualmente, mas você sabe do que se trata? Sabe quais são as diferenças entre esse estilo e o vintage?


Em rápidas pesquisas pela internet, é fácil descobrir alguma coisa. O shabby chic é uma mistura do antigo com o moderno, que vem sendo muito usada na decoração e no artesanato. Na tradução, significa "chique esfarrapado" ou "chique gasto". Extremamente feminino, trata-se de um estilo bastante inspirado na decoração de grandes casas inglesas e francesas. O nome nasceu nos anos 70, usado por um designer britânico para descrever esse estilo que fazia sucesso na época. Ganhou mais força nos anos 90 e hoje está se destacando. Traz o "velho" de um jeito atualizado, com detalhes românticos e, na maioria das vezes, tons pastel e branco - muito branco! 



Não é lindo? Bom, para saber um pouco mais sobre esse estilo que vem nos encantando há algum tempo, entrevistamos uma especialista no assunto! Rachel Ashwell é uma designer inglesa que, em 1989, fundou a marca Shabby Chic, oficializando o termo. Em sua loja online e nas flagships espalhadas por Londres, NY, Texas, São Francisco e Califórnia, Rachel vende artigos de decoração, acessórios, tecidos e papelaria. Em seu blog, ela compartilha todo tipo de inspiração e faz a gente se apaixonar, também, por essa mistura de ideias.


Em entrevista para o blog, ela conta um pouco de como tudo começou e dá a dica pra quem quer aderir o estilo shabby chic já! :)

CM - Quando e como o Shabby Chic foi criado?
R- A estética shabby chic nasceu, pra mim, da necessidade de uma casa prática para criar minhas duas filhas, com conforto, beleza e uma atmosfera convidativa, que todos gostem. Por mais de 20 anos, beleza, conforto e funcionalidade foram as palavras que me guiaram e continuo a criar pensando nelas.

CM - Como você definiria esse estilo?
R- Modesto e romântico. Traz toda a inspiração das gloriosas mansões inglesas, misturada à riqueza da Renascença Francesa e feita, de alguma forma, com a sincera alma texana.

CM - Quais características nos ajudam a reconhecer esse estilo?
R - A beleza da imperfeição é a principal característica que busco quando estou criando peças. Pátinas complementadas por um suave toque vintage dividem espaço com românticos tecidos neutros, florais ou, ainda, sedas e veludos.


CM - Qual a diferença entre o shabby chic e o vintage?
R - O shabby chic usa o vintage - que refere-se, originalmente, a peças criadas entre os anos 20 e 80. Porém, no meu trabalho, conjugo de forma harmoniosa o estilo da Renascença francesa, momentos de brilho dos anos 20 e 30 e a suavidade dos tons pastel dos anos 50 e 60 - encontrados em vestidos e pinturas de móveis do campo. Adoro captar essas imagens em minhas viagens.

CM - Há alguma relação entre o estilo shabby chic e a moda, por exemplo?
R - A moda e a decoração estão sempre conversando. Minha filha, por exemplo, lançou uma linha de roupas que se caracteriza, principalmente, por silhuetas vintage e muita atenção aos detalhes. Ou seja, uma moda feita para ir além de tendências.

CM - O que inspira você?
R - Sempre me considerei uma romântica assumida e esse romantismo é o que me guia nessa estética. Filmes, música e poesia me inspiram sempre. Às vezes, minhas criações conversam diretamente com esses elementos, que são usados, inclusive, nas minhas encomendas ou na decoração das minhas lojas. Me inspiro pela sensação boa que esse estilo me traz e tento capturar essa sensação no meu trabalho.

CM - Como podemos adotar o estilo shabby chic sem gastar muito? Alguma dica?
R - Garimpar brechós e antiquários é um paraíso para quem quer achar coisas interessantes! Minha dica é: vá com uma lista de coisas que precisa, já que há muito para se ver nesses locais e você pode se distrair facilmente. Procure encontrar algo que realmente ame e que, se não levasse, se arrependeria. Analise móveis por sua durabilidade também e veja quais são os reparos necessários, já contando com esses gastos.

Mural de inspirações de Rachel :)


Para quem se interessou e quer ir além, Rachel lança, em setembro, o livro "Rachel Ashwell Couture Prairie and Flea Market Treasures", que reúne textos e imagens inspiracionais sobre o estilo e shabby chic e suas peças - além, é claro, de dicas preciosas. Tem mais informações nesse link!


Espero que gostem :)

Beijos!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails