quarta-feira, 1 de maio de 2013

Museu de Arte Sacra (V): Presépios

Finalmente, finalizando nosso passeio pelo Museu de Arte Sacra de SP! Nessa quinta e última parte do nosso especial, vamos mostrar um pouco de uma outra área do Museu. No final do post, vamos reunir todos os links para quem perdeu a série ;)


Como já falamos, o Museu abriga importantes obras estrangeiras. Uma das exposições permanentes do local é a de Presépios, que fica em um espaço anexo do museu. Logo na entrada, damos de cara com o Presépio Napolitano de SP. Trata-se de um exemplar extraordinário do século XVIII, onde são representadas diferentes profissões urbanas, entre pastores, homens do campo, objetos e móveis. Nessa obra inacreditável, resume-se a vida cotidiana de uma aldeia napolitana do século. A visão dessa obra e a riqueza de detalhes proporciona uma verdadeira viagem no tempo e no espaço.




As fotos não conseguem mostrar o que mais impressiona: o tamanho da obra. Por isso, preparamos um pequeno vídeo, para dar a exata ideia do que é estar lá. Olha só!



Além disso, registramos outros presépios da exposição. De lugares diferentes, o momento do nascimento de Jesus é retratado de formas diferentes, cada um com um detalhe específico.




Presépio Polonês - séc. XX - forma de catedral com os típicos zimbórios de cobre das construções eslavas. Trabalho popular, construído em madeira e papelão, inteiramente recobertos com papel de chocolate.

Presépio Boliviano - séc. XX - Madeira policromada

Presépio de autor desconhecido - séc. XVIII - Barro cozido policromado

Presépio Napolitano - séc. XVIII - Barro cozido, policromado, madeira, tecido, liga metálica e gesso
 

Presépio Italiano - séc. XVIII - Barro cozido, policromado

Terminamos, aqui, nossa série sobre o Museu de Arte Sacra! Espero que tenham gostado :)
Perdeu algum post? Olha nossa lista de links:

(I) - O Local
(III) - Oratórios
(IV) - Paulistinhas

Boa leitura!!!
Beijos!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails