quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Leitura de férias: Projeto Made in the Dark

Essa semana, lemos sobre um projeto muito interessante e que vale muito o registro aqui no blog - além da divulgação, é claro. 

Trata-se do projeto britânico Made in the Dark (Feito no Escuro), uma iniciativa criada na pela Royal College of Art, em parceria com a Blind People's Association e a Andh Kanya School, que possibilita que mulheres cegas utilizem miçangas aromatizadas para confeccionar acessórios. Incrível, não?


 
O sistema usa uma linguagem de aromas que permite que essas mulheres identifiquem as cores e façam suas próprias combinações. Assim, essas artesãs criam peças singulares com um design totalmente handmade, que mistura o visual com o toque de perfume. Made in the Dark é a marca criada para ajudar essas mulheres a venderem essas peças - que combinam tradição com uma modernidade sem igual. É uma forma que as ONG's locais encontraram de promover essas peças aromáticas e, ainda, divulgar o problema da cegueira no país. 



Há, hoje, 15 milhões de pessoas cegas na Índia. Desses casos, 80% são causados por razões que poderiam ter sido prevenidas - como catarata e má nutrição. Mas, além de centros de tratamento insuficientes, há desconhecimento sobre o problema. A ideia é toda voltada para que haja essa conscientização. Os Colares para Óculos, por exemplo, foram incorporados à coleção para incentivar o uso de óculos escuros. 


Mais um, entre os vários benefícios da iniciativa, é o incentivo ao trabalho artesanal dessas mulheres, que, certamente, encontram-se excluídas do mercado, desconsiderando totalmente suas capacidades manuais. A possibilidade de trabalhar em cima da criação de acessórios e ainda ganhar dinheiro com isso - o material é vendido para atacadistas - é o maior incentivo para elas.


O que vocês acharam? A gente se apaixonou!
Tem mais no link!

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails