quinta-feira, 31 de maio de 2012

Guardanapo no Gesso lá em 2010 (com PAP!)

Quem acompanha artesanato, tem visto que, de uns tempos pra cá, houve um boom de decoupage no gesso. A técnica de confeccionar peças aplicando guardanapos decorados e estampados no gesso branco tem feito bastante sucesso e aparecido em todas as mídias possíveis.

A gente tem mostrado um pouco disso para vocês. A começar pelas nossas peças religiosas em Gesso Monocromático - apesar da resistência inicial de muitos amantes da arte sacra, agora a novidade já caiu no gosto popular e todos conseguem ver a beleza desse trabalho. A gente tem opções à venda na loja, aqui.


Nesse post aqui, inclusive, falamos um pouco mais sobre a técnica e mostramos como ela foi ensinada no programa Mais Você, ao vivo, em 27/04/12. O link para o vídeo também está no post!

Mas, relendo alguns posts bem antigos do nosso blog, relembramos que a técnica já era feita aqui no Ateliê desde 2010! Isso mesmo, a gente saiu na frente! Só que, nessa época, ainda não havíamos experimentado a novidade em peças sacras - mas a decoupage com artesanato foi aplicada em uma linda africana. 



Além de mostrar o trabalho, a gente publicou também o PAP. Então, pra quem não teve oportunidade de ver, vamos republicá-lo hoje. Anotem, então:

Africana com Decoupage



1) Lixe a peça para tirar imperfeições.
2) Impermeabilize com goma laca indiana.
3) Passe uma demão de cola permanente e aguarde o ponto de mordência para aplicar o guardanapo na área a ser decoupage - da mesma forma que é feita com a folha de ouro.
4) Depois de seco, passe uma demão de goma laca incolor, para tirar a mordência. Espere secar bem.
5) Faça os relevos nos desenhos do guardanapo, ou onde desejar, com cola para lantejoulas e bainhas, da Mercur.
6) Finalize com uma demão de verniz vitral em toda a área decoupada.
7) Para a pele da africana, foi usada tinta acrílica preta e verniz spray fosco.

Gostaram? O post original está aqui (e como é bom ver como o blog evoluiu, não é?), mas a peça não está mais disponível para venda.


Experimentem o tutorial e contem aqui o resultado, que tal?

Bjos!

sábado, 19 de maio de 2012

O Floc além do artesanato

A gente sempre procura mostrar aqui como o artesanato está presente na nossa vida de várias formas, além das tradicionais, e como tudo está interligado: arte, moda, decoração e entretenimento. Na verdade, um segmento acaba se inspirando em outro e, no fim, a gente acaba bebendo da mesma fonte sem nem saber. 

No último post, falamos um pouco da tendência azul ao mostrar o novo baú do Ateliê, o Baú Caixa. Agora, a gente mostra a técnica do Floc indo além do artesanato. Uma técnica que a gente adora, por sinal!

Floc
A flocagem é muito antiga, trata-se do processo de aplicar fibras têxteis - naturais ou não - sobre um adesivo. Essas fibras eram chamadas flocos e resultavam em uma superfície aveludada, tipo camurça. Esse visual era considerado nobre na antiga sociedade, por ter toque macio e aveludado, poucas pessoas tinham acesso ao material. 
Hoje, o floco é encontrado em diversas cores, modelos, tamanhos e texturas que são utilizados em muitas peças para conseguir um toque agradável. A aplicação pode ser feita com processos simples de colagem ou com métodos mais modernos, como prensa térmica e solda eletrônica de alta frequência.

Floc em cores

Na nossa loja, temos várias peças onde foi aplicado o Floc. O resultado é sempre incrível, não só na textura, como também no visual. Olha alguns exemplos:

Baú Caixa
 
Caixa Zebra
  
Caixa Lingerie
 
Agora, o Floc migra para a moda das meninas. Depois das unhas decoradas com muitos materiais que usamos em nossos ateliês (como tiras e miçangas), elas aparecem com textura diferente - são as chamadas unhas de pelúcia (ou plush nails), feitas justamente com o nosso tão conhecido Floc.




Pra quem quiser tentar, a gente dá um mini PAP:

- Passe o esmalte normalmente, de preferência, da cor do Floc que você vai usar.
- Em seguida, mergulhe a unha no Floc, ainda molhada.
- Aperte levemente para fixar.
- Retire o excesso, como de costume.


Gostaram? Alguém faria ou já fez? 
Mostra pra gente!

Bjos!

terça-feira, 15 de maio de 2012

NOVIDADE: Baú Caixa e a tendência azul

Depois da maratona da Semana do PAP, com tutoriais e uma sortuda premiada, voltamos com novidades na loja a todo vapor. E, pra começar muito bem a semana, nada melhor do que um baú - o queridinho dos queridinhos!


Esse é o Baú Caixa. O nome dele refere-se ao formato mais reto de seus ângulos e de sua tampa, que não apresenta ondulação. Como vocês podem conferir, a peça é de MDF e trata-se de uma caixa que foi levemente envelhecida em tons de azul pavão. E você sabia que a cor está em alta?



Em diversos ramos artísticos, como moda e decoração, o azul promete ser, junto com o tangerina, a cor destaque deste ano, em seus diversos tons. O azul royal e o azul cobalto vêm aparecendo bastante em revistas do mundo todo, mas vale lembrar que são os tons clarinhos - os famosos tons pastel ou tons bebê - os grandes populares do momento. 


O azul pavão é um desses tons que, assim como os outros, combina com diversas cores, como marrons e afins, roxos e lilás, metalizados e, certamente o preto. O grande efeito que a cor azul proporciona sobre todas essas é o de leveza, calmaria, delicadeza - seja em roupas ou objetos.

 

Voltando à nossa novidade, o Baú Caixa recebeu aplicação de papel japonês na tampa e papel border na parte inferior. Essa textura que vocês percebem na foto refere-se ao alto relevo no border, belíssima técnica. 



Na parte interior, acabamento com aplicação de falso floc (técnica inspirada na da artesã Rosane Rosso).


Gostaram? Espero que sim!
O Baú Caixa já está disponível para venda AQUI, lembrando que é peça única! Corre lá pra garantir!

Bjos e comentem à vontade!

domingo, 13 de maio de 2012

2 anos de Ateliê: Resultado do Sorteio!

Chega de suspense e vamos saber logo quem vai receber o Relógio em Disco de Vinil em casa? 


Essa foi a 3ª peça mostrada na Semana do PAP - foram cinco tutoriais ao total, que vocês podem rever, reler, tirar dúvidas e dar sugestões em todos, nesse link. A coleção completa de Relógios está na loja. Mais uma vez, obrigada por cada uma das participações!

O planejado era que divulgássemos o resultado do sorteio ontem, mas tivemos um problema na postagem do blog. Então, acabou ficando para hoje mesmo e, assim, a gente aproveita para alegrar ainda mais esse Dia das Mães!

Vamos lá? As participantes do sorteio eram (clique nas imagens para ver melhor):



E o resultado foi:



PARABÉNS ao blog Toka da Arte Atelier, cuja responsável é a Mari! Vencedora do sorteio da Semana do PAP e ganhadora do nosso Relógio Decoupado! Tudo de bom!! Vamos entrar em contato com você agora, por email. Não deixe de mostrar pra gente quando seu prêmio chegar :)

Obrigada a todas que participaram, de coração, foi super importante ter vocês aqui.
Mais sorteios e mais novidades logo, logo - continuem de olho no Ateliê.

Beijos carinhosos no coração de vocês!

sexta-feira, 11 de maio de 2012

SORTEIO da Semana do PAP

Chegou a hora de saber qual peça da Semana do PAP será sorteada. Primeiro, a gente agradece a todos vocês pela participação, pelos comentários, pela torcida - enfim, por nos acompanhar durantes esses 2 anos que, pra gente, foram muito bem comemorados, com os tutoriais e com as encomendas que recebemos. Obrigada a todos pela parceria, perto ou longe!

E, vamos ao que interessa! Lembrando como foi a Semana do PAP:


Durante 5 dias, postamos 5 diferentes PAP's aqui no blog - ensinamos a fazer 5 peças e técnicas diferentes que sempre aparecem por aqui.
A participação era simples: bastava comentar e pronto! A peça com MAIOR número de comentários seria a escolhida para sorteio aqui no blog. Os comentários valiam até ontem!


Ah, e vale lembrar que o sorteio será feito apenas entre as pessoas que comentaram - claro, a gente quer priorizar o pessoal que participou e acompanhou ativamente a nossa semana de tutoriais. Valeu, gente, foi muito bom ver cada um de vocês por aqui!

Finalmente, vamos revelar qual será a peça sorteada entre os nossos "comentadores"?


É isso!! Alguém vai receber, em casa, um Relógio completo, feito a partir de decoupage em disco de vinil. Lindo, lindo, a gente adora essa coleção - o PAP dele está aqui e a coleção completa, no link pra quem quiser ver os modelos!

Amanhã, a gente faz o sorteio e faremos contato com o ganhador! Fiquem atentos :)

Bjos!!


terça-feira, 8 de maio de 2012

E mais Gesso Monocromático!

Vocês se lembram da primeira vez que mostramos a técnica do Gesso Mocromático em imagens decorativas? Foi nesse post aqui e nós recebemos as mais variadas reações sobre a novidade. Muita gente, a princípio, estranhou a ideia de decorar uma peça de gesso de uma forma não tradicional, ou seja, que fugisse da pintura à qual estamos acostumados. Outros encantaram-se com a beleza do resultado - a gente é desse time!

Anjo Monocromático, à venda na nossa loja

Imagem religiosa, à venda na nossa loja

E aí, qual não foi a nossa surpresa quando peças com a mesma técnica já mostrada aqui no Ateliê apareceram no programa Mais Você, da Ana Maria Braga! Bom ver que, de alguma forma, o trabalho que a gente já fazia está sendo bem visto e valorizado, né? Olha aí como ficou a Decoupage no Gesso mostrada no programa.
 


No dia, Ana Maria convidou a jornalista Bia Fugulin para ensinar a técnica. Vocês podem perceber que o resultado é idêntico - com exceção das cores escolhidas. O mais bacana é observar como essa escolha muda o clima da peça, o tom da decoração e até o estilo. 


O vídeo com o PAP mostrado no programa está nesse link. Alguém viu também?


Peças à venda na loja!

Gostaram?

PS: Os comentários da Semana do PAP estão valendo até dia 10/05. Comentem, pois a peça de maior número de comentários será sorteada! Tá tudo AQUI!





sexta-feira, 4 de maio de 2012

Semana do PAP (5): Decoupage no Azulejo


Chegando ao final da nossa Semana do PAP!! Agradecemos muito a participação de todos e estamos torcendo pra ver qual será a peça sorteada ao final de tantas dicas e aprendizado. Os comentários estão valendo até dia 10/05, então, quem ainda não comentou pode comentar e concorrer. Basta comentar e você já está participando - sortearemos a peça do PAP com maior número de comentários. Confere mais aqui!
 


Decoupage no Azulejo - essa técnica foi usada para a confecção dos quadros decorativos, Bar e Pizza, disponíveis para a venda na loja, através do link

Como fazer?


1- Limpar o azulejo com álcool e secar bem com papel toalha (pra não deixar fiapos de algum pano).

2- Passar uma camada fina de verniz vitral incolor, esticar bem com pincel macio e colar a figura do guardanapo, já sem as duas ultimas películas.

3- Depois de decoupado, passar uma camada generosa de verniz vitral incolor e deixar secar por 24 horas.

4- Passado esse prazo, passar uma camada, também generosa, de Laca Chinesa (Mural), com pincel macio, espalhando bem, como se fosse um vidro líquido. Deixe secar por 72 horas.



5- Para limpeza, usar apenas um paninho úmido.

Está pronto! Para transformá-lo em quadro, basta colocar em uma moldura de sua preferência. Lindo e fácil, não?

Se essa peça receber o MAIOR número de comentários da Semana do PAP, serão sorteados dois prêmios para uma pessoa: o Azulejo Decoupado da foto e um Kit para prática do tutorial, contendo 1 azulejo + 1 figura para decoupagem!

- Apenas UMA das 5 peças da Semana do PAP será sorteada: a que tiver mais comentários até o dia 10/05. Só valerão os comentários até 10/05.
- No dia 11/05, será revelada a peça a ser sorteada, com mais comentários.
- Só participarão do sorteio as pessoas que comentaram na peça de maior número de comentários. Quanto mais comentar, mais chances de ganhar.
- No dia 12/05, será realizado o sorteio.
- Faremos o contato com o(a) ganhador(a) através de EMAIL. Deixe seu E-MAIL no comentário que fizer, ok?
- Caso o ganhador não responda até 16/05, faremos outro sorteio da mesma peça no dia 17/05.

Quem quer o kit? Comentem e aproveitem para comentar em todos os outros 4 tutoriais da Semana do PAP, disponíveis no link.

Em alguns dias, saberemos qual será o prêmio da semana!
Boa sorte pra todos!
Bjos!

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Semana do PAP (4): Kit Coordenado


Quinta-feira, chegamos ao nosso penúltimo tutorial da Semana do PAP! Agradecendo, desde já, a todos que estão participando, comentando e concorrendo também. Não é preciso seguir nada para concorrer, basta comentar em um dos PAP´s publicados durante essa semana especial. A peça do PAP de maior número de comentários será sorteada. As intruções estão aqui.



Kit Coordenado: o kit contém um pratinho e um sabonete, decoupados com a mesma estampa. Na loja, temos vários modelos desses kits, no link.  



 Vamos aprender?

1- Limpar o pratinho com álcool, secar e passar uma camada fina de Decorifx 150 - base brilhante incolor.


2- Colar a figura do guardanapo escolhido, sem as duas películas, com cuidado, e, logo após, com um pincel macio, passar uma camadinha de Decorfix sobre a decoupage.

3- Esperar secagem de 24 horas e levar ao forno caseiro a 150º, por 35 minutos. Reserve.


4- Tendo em mãos o sabonete escolhido, raspar a marca do fabricante, tirando o excesso, e lixar com uma esponja (tipo de cozinha, aquela amarelinha), até ficar bem liso e redondinho.

5- Impermeabilizar com duas demãos de verniz fosco mate spray (Acrilex), intercalando secagem.


6- Passar cola gel no sabonete e, por cima, colar a figura escolhida (guardanapo). 

7- Passe uma camada fina da cola gel por cima da decoupage e espere secar bem.

8- Depois de bem seco, passar verniz vitral, quantas demãos quiser, intercalando secagem.


Agora, é só montar o kit e embalar como preferir! Que tal?

Se essa peça receber o MAIOR número de comentários da Semana do PAP, serão sorteados dois prêmios para uma pessoa: o Kit Coordenado pronto e um Kit para aplicar o tutorial, contendo 1 pratinho de porcelana + 1 sabonete + 1 figura para decoupagem!

- Apenas UMA das 5 peças da Semana do PAP será sorteada: a que tiver mais comentários até o dia 10/05. Só valerão os comentários até 10/05.
- No dia 11/05, será revelada a peça a ser sorteada, com mais comentários.
- Só participarão do sorteio as pessoas que comentaram na peça de maior número de comentários. Quanto mais comentar, mais chances de ganhar.
- No dia 12/05, será realizado o sorteio.
- Faremos o contato com o(a) ganhador(a) através de EMAIL. Deixe seu E-MAIL no comentário que fizer, ok?
- Caso o ganhador não responda até 16/05, faremos outro sorteio da mesma peça no dia 17/05.

Continuem comentando!

Bjos!

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Semana do PAP (3): Decoupage em Disco de Vinil


E vamos ao terceiro tutorial da nossa Semana do PAP, em comemoração aos 2 anos do Ateliê. Pra saber mais sobre essa ação e sobre o sorteio, é só clicar aqui. Lembrando que, quanto mais comentários, mais chances de a peça que você gostou ser a sorteada! E não esqueçam de colocar o e-mail no comentário, viu?



Decoupage em Disco de Vinil - essa peça está disponível para venda como Relógio na loja, através do link.




1- Lixar bem toda a superficie do disco pra ficar bem poroso. 

2- Aplicar uma demão de primer branco e deixar secar bem.

3- Em seguida, aplicar com um rolinho, uma demão de base para artesanato na cor branca.

4- Depois de seco, aplicar cola pra decoupage, espalhando bem e colocar aí o guardanapo escolhido.


5- Quando estiver seco, lixe as bordas para dar acabamento.


6- Quem quiser, pode parar na etapa 5. Ou então, em seguida, fazer um craquelê somente em algumas partes ou no trabalho todo. Passe duas vezes o verniz base, intercalando secagem, e depois uma demão de verniz craquelador. 

7- Após 24 horas da secagem, passe, com um pincel de cerdas duras, a pátina cera, para impermeabilizar, não esquecendo de tirar o excesso antes que seque.


Por fim, para fazer da peça um relógio, é só aplicar o mecanismo, comprado em lojas especializadas, com os números. Gostaram?

Se essa peça receber o MAIOR número de comentários da Semana do PAP, o relógio completo será sorteado! Para participar, BASTA COMENTAR!

- Apenas UMA das 5 peças da Semana do PAP será sorteada: a que tiver mais comentários até o dia 10/05. Só valerão os comentários até 10/05.
- No dia 11/05, será revelada a peça a ser sorteada, com mais comentários.
- Só participarão do sorteio as pessoas que comentaram na peça de maior número de comentários. Quanto mais comentar, mais chances de ganhar.
- No dia 12/05, será realizado o sorteio.
- Faremos o contato com o(a) ganhador(a) através de EMAIL. Deixe seu E-MAIL no comentário que fizer, ok?
- Caso o ganhador não responda até 16/05, faremos outro sorteio da mesma peça no dia 17/05.

Comentem à vontade!

terça-feira, 1 de maio de 2012

Semana do PAP (2): Placa Decorativa Envelhecida

Terça-feira, feriado e dia do segundo tutorial da nossa Semana do PAP! Ontem, publicamos o passo-a-passo da Caixa com Pintura de Efeito, peça que já estava disponível na loja. Hoje, temos uma peça totalmente INÉDITA por aqui, produzida especialmente para a nossa Semana de comemoração. Ainda não sabe como participar do sorteio? Clica aqui!
 

Placa Decorativa Envelhecida - peça inédita, não está disponível na loja. Baseada nos ensinamentos da artesã Gilian Lopes.
Vamos à ela?



1- Em uma plaquinha de MDF, passe uma demão de base acrílica escura. Pode ser marrom, preta ou sépia. Lixe depois de seca e dê duas demãos de tinta PVA preta.


2- Tinja um pouco de massa acrílica, para modelar, de um tom escuro (sépia, por exemplo) e use para aplicar o stencil de sua preferência nos locais onde desejar.

3- Depois de tudo rigorosamente seco, passe parafina de vela por toda a peça, inclusive no stencil aplicado, e pinte tudo com tinta branca, dando 3 ou mais demãos, pra que fique bem branquinho.


4- Quando estiver bem seco, passe uma lixa grossa apenas nos locais onde deseje retirar a tinta, fazendo, assim, uma pátina provençal. Se quiser envelhecer, passe um pouquinho de pasta de betume, levemente, sobre o trabalho (use aguarraz pra diluir).


5- Prepare a plaquinha com a técnica de decoupage: use uma figura de sua preferência e cole, com cola pra decoupage exterior, em um pedaço de papelão paraná ou roller. Depois de colado, retire o excesso com estilete e cole essa plaquinha no seu trabalho.


6- Nessa peça, foi feita uma pátina seca com tinta branca e pincel de cerdas duras, para obter um efeito de sombra.

7- Pra finalizar, você pode fazer um aro de arame pra pendurar.



E aí, alguém já experimentou essa técnica? Gostaram?

Se essa peça receber o MAIOR número de comentários da Semana do PAP, ela será sorteada! Para participar, BASTA COMENTAR!

- Apenas UMA das 5 peças da Semana do PAP será sorteada: a que tiver mais comentários até o dia 10/05. Só valerão os comentários até 10/05.
- No dia 11/05, será revelada a peça a ser sorteada, com mais comentários.
- Só participarão do sorteio as pessoas que comentaram na peça de maior número de comentários. Quanto mais comentar, mais chances de ganhar.
- No dia 12/05, será realizado o sorteio.
- Faremos o contato com o(a) ganhador(a) através de EMAIL. Deixe seu E-MAIL no comentário que fizer, ok?
- Caso o ganhador não responda até 16/05, faremos outro sorteio da mesma peça no dia 17/05.

Comentem à vontade!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails