sábado, 19 de maio de 2012

O Floc além do artesanato

A gente sempre procura mostrar aqui como o artesanato está presente na nossa vida de várias formas, além das tradicionais, e como tudo está interligado: arte, moda, decoração e entretenimento. Na verdade, um segmento acaba se inspirando em outro e, no fim, a gente acaba bebendo da mesma fonte sem nem saber. 

No último post, falamos um pouco da tendência azul ao mostrar o novo baú do Ateliê, o Baú Caixa. Agora, a gente mostra a técnica do Floc indo além do artesanato. Uma técnica que a gente adora, por sinal!

Floc
A flocagem é muito antiga, trata-se do processo de aplicar fibras têxteis - naturais ou não - sobre um adesivo. Essas fibras eram chamadas flocos e resultavam em uma superfície aveludada, tipo camurça. Esse visual era considerado nobre na antiga sociedade, por ter toque macio e aveludado, poucas pessoas tinham acesso ao material. 
Hoje, o floco é encontrado em diversas cores, modelos, tamanhos e texturas que são utilizados em muitas peças para conseguir um toque agradável. A aplicação pode ser feita com processos simples de colagem ou com métodos mais modernos, como prensa térmica e solda eletrônica de alta frequência.

Floc em cores

Na nossa loja, temos várias peças onde foi aplicado o Floc. O resultado é sempre incrível, não só na textura, como também no visual. Olha alguns exemplos:

Baú Caixa
 
Caixa Zebra
  
Caixa Lingerie
 
Agora, o Floc migra para a moda das meninas. Depois das unhas decoradas com muitos materiais que usamos em nossos ateliês (como tiras e miçangas), elas aparecem com textura diferente - são as chamadas unhas de pelúcia (ou plush nails), feitas justamente com o nosso tão conhecido Floc.




Pra quem quiser tentar, a gente dá um mini PAP:

- Passe o esmalte normalmente, de preferência, da cor do Floc que você vai usar.
- Em seguida, mergulhe a unha no Floc, ainda molhada.
- Aperte levemente para fixar.
- Retire o excesso, como de costume.


Gostaram? Alguém faria ou já fez? 
Mostra pra gente!

Bjos!

Um comentário:

  1. Adorei o post, querida! Agora, floc nas unhas é novidade, interessante! Beijos!
    Mari

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails