terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Restauração x Recuperação

Oi, gente!! Voltando (de verdade) a ativa no blog, com novidades, posts e curiosidades. Que 2012 seja cheio de arte pra todos vocês!

Bom, nada melhor do que começar falando de presentes, né? Hoje vou compartilhar com vocês um dos presentes que ganhei neste final de ano. O livro "Restauro e Recuperação de Móveis", de Eva Pascual, Mirela Patiño e Ana de Conejo, é simplesmente fascinante. Pra quem se interessa por essa área do artesanato, vale a pena o investimento e a leitura - a obra explica detalhes de todo o processo de restauração e recuperação de móveis, é fantástico!



E falando nisso, vocês sabem a diferença entre um e outro? O livro explica isso muito bem e, claro, não poderia deixar de passar isso pra vocês. As pessoas confundem muito os dois conceitos e, pra quem trabalha com isso, principalmente, é bom estar atento ao que o cliente vai pedir.



Em alguns sites, achamos alguns conceitos sobre as duas palavras, ainda um pouco vagos. Aí a surpresa de encontrar no livro, finalmente, definições claras para os dois trabalhos que, não, não são a mesma coisa ;)

Tirei as fotos diretamente do livro, para que vocês pudessem ver também. O livro é português sem tradução para o português brasileiro, mas não há problemas pra entender. É só clicar pra ampliar!

Restauração = devolver à peça seu aspecto original, com o máximo possível de fidelidade. Envolve um grande trabalho de pesquisa para que seus elementos sejam mantidos, de forma que a peça continue funcionando, mantendo seu valor.

Recuperação = transformar a peça original de acordo com o nosso gosto, sem restrições à técnicas e materiais. É preciso analisar suas possibilidades de se transformar, podendo alterar sua função de acordo com as necessidades.


Pra vocês terem uma ideia melhor, já realizamos um trabalho de Restauração de uma peça sacra de gesso no Ateliê. Vejam o antes, o durante e o depois:



E aí? Vocês já sabiam dessas diferenças? Vamos conversar sobre o assunto?

Bjos e... visitem www.cristinamartins.com.br
;)Link

2 comentários:

  1. Boa noite
    Passando pra conhecer o seu blog e dizer que é muito lindo.
    Aguardo a sua visita em meu novo blog e fique a vontade para comentar e add.

    A amizade não se força...
    Mas tem uma força
    que se intensifica a cada instante...
    É dessa maneira que sou tua amiga!!!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Sou de Balneário Camború/ SC.
    Muitos lindos seus trabalhos.
    mas hoje o que desejo saber algo sobre o livro RESTAURO E RECUPERAÇÃO DE MOVEIS, é bom mesmo?
    Estou a procura dele já faz algo tempo e não consegui compra-lo, Você sabe onde posso conseguir um exemplar?

    Fico no aguardo.

    Obrigado

    Cesar Hoefelmann

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails