domingo, 29 de janeiro de 2012

Novidade: Caixa Richelieu

Vamos começar a semana com pé direito e post novo, com novidade no blog e na loja!

Primeiro, peço desculpas a vocês pela qualidade das fotos das peças aqui do Ateliê - estamos com probleminha técnico (entendam câmera estragada), mas logo isso vai se resolver e voltamos com fotos melhores. Mas nem por isso vamos parar, certo?

A novidade hoje vem cheia de história. Isso porque é feita com a técnica do falso Richelieu. Alguém conhece esse tipo de bordado?

Trata-se de um tipo recortado, vazado, que resulta em um efeito de imagens. Suas características tomaram forma lá na Idade Média. Ele baseou-se em um outro bordado já existente, o Cutwork, e era muito popular entre os séculos XIV e XVI, compondo formas de toalhas de mesa, com tecidos coloridos por trás, mostrando os vazados, e outras peças - já que era bem resistente.


Pouco se sabe sobre sua origem exata, mas há relatos de que era muito utilizado como adorno pelo Cardeal Richelieu, quando fazia parte da corte do Rei Luís XIII, na França. Assim, dizem ter surgido o nome do trabalho.

O bordado Richelieu pede muita precisão. Sua confecção - principalmente em tecido de linho - tem requisitos especiais para que o acabamento seja perfeito. Os espaços a serem recortados que contornam o desenho são, depois, tecidos em linha, as chamadas brides - que nada mais são que os elos de ligação entre os desenhos.
O Richelieu era muito utilizado pelas bordadeiras do passado, que utilizavam máquinas para fazê-lo e, ainda hoje, pode ser aplicado em toalhas, cortinas, camisas, colchas, quadros ou o que mais a imaginação permitir - transformando a peça em algo de valor sofisticado.



Assim, foi pensando nesse trabalho tão bonito e tradicional que eu recuperei (já sabem a diferença entre recuperar e restaurar? clica aqui!) essa caixa do Ateliê.



Para isso, utilizei a técnica é do falso Richelieu no MDF, feita com tinta relevo e tinta duco nas cores preto e branco.



Como disse, vamos tentar fotos melhores, mas espero que vocês consigam ver como essa imitação resulta em um toque de sofisticação para a caixa. Ficou incrível ao vivo!

Quer saber quanto? O preço e mais detalhes vocês conferem na loja AQUI, a peça já está no ar e é ÚNICA!
Espero que gostem!

Bjos!!

3 comentários:

  1. Olá, passando para deixar um carinho, e dizer q amei seu blog e já estou seguindo, se quiser fazer uma visita ao BLOG MULHER VIRTUOSA,e se for de sua vontade me seguir, ficarei muito feliz! Participo da parceria Blogueiras Unidas, meu numero de identificaçao é o 1256, anelisecoutinho@blogspot.com,
    bjo Anelise

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails